quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da consciência negra.


Hoje é comemorado em todo Brasil o dia da consciência negra. Em algumas cidades de São Paulo foi decretado feriado. Em algumas chegou ao absurdo colocar o feriado para sexta-feira; Seria como se colocasse o 7 de setembro no dia 8,mas não é essa a questão.
Apesar do Brasil ser um país de mestiços(mais de 80% da população é mistura de raças) o preconceito ainda impera sobre os negros. Salários menores, cargos de chefia dificilmente alcançada justamente por ter a pigmentação mais escura. Isso seria motivo?
Não, me desculpe, mas cor de pele não quer mostrar se uma pessoa é mais capacitada para oficio “X” ou “Y”. Porém os negros tem sim o que comemorar.
Os negros têm em seu corpo células mais fortes, sistema imunológico mais, digamos... avançado do que os chamados “brancos”. Negros têm físico melhor(alguém já viu uma nega gostosa com celulite?) e na parte criativa isso já foi mais do que provado,eles são melhores sim. Música é com eles mesmo, tanto que foram os negros que criaram o Blues, Rock, Soul, Funk(americano,por favor) Samba de roda, e outros estilos que poderia ficar horas aqui escrevendo.

Mas infelizmente o negro ainda tem preconceito com ele mesmo. Muitos negros não admitem serem chamados de negro. Preferem moreno, mulato, escurinho, mas negro não. Apenas para participar das cotas raciais de universidades é que admitem a raça. Obviamente não falo da maioria, mas uma boa parte é assim.

Um grande amigo uma vez esperava ônibus no terminal Santana quando dois negros,saídos de uma casa de samba e foram falar com ele

“... e ai cabeludo, você gosta de black metal?”
“Até gosto, mas não sou o maior conhecedor”
“Quem gosta de black metal é racista”

Nisso veio uma mão na orelha dele, e ele teve que correr. Pois é,caso isolado,porém se fosse o contrário meu amigo estaria sendo preso por racismo. Um negro com a camisa 100% negro é bonito, mas se um branco colocar uma camisa 100% branco é atuado por racismo. Isso se chama hipocrisia.

Em outro fato, isso é bastante visto na mídia é quando um negro faz sucesso como musico, jogador de futebol. A primeira coisa que ele faz é sair da favela que viveu a vida toda, compra um carrão e arruma uma loira oxigenada como par. Desculpe-me, mas cadê as raízes?

Embora seja muito bom um feriado(mesmo pra mim, que trabalho em feriado,sábado,domingo...) acredito um pouco hipócrita um feriado assim,afinal a consciência negra deveria ser todo dia, todo dia respeitando as pessoas que,enquanto tiver separação de branco,negro, japonês ainda haverá um grande preconceito...Afinal, todos somos SERES HUMANOS...

Nenhum comentário:


Contador Grátis