quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A Fantástica Volta ao Mundo

Peguei esse livro por um acaso do destino. Estava fazendo feira no domingo e tinha uma barraca vendendo o livro. Bom, para que entendem, amigos. Aqui em Marília, a feira livre não é apenas de frutas, verduras, legumes e pasteis. Aqui, junto com os produtos tradicionais de uma feira, tem a parte de objetos. Tem de tudo, copo de liquidificador, livros, bikes entre muitos outros produtos.

Enfim, estava indo embora quando vi um cara vendendo uma penca de livro. Sairia cinco livros por R$10,00. Aproveitei e peguei. E um me chamou a atenção. O Livro “A Fantástica Volta ao Mundo”, do jornalista Zeca Camargo. Bom, se é um livro sobre viagens, to dentro, principalmente pela volta ao mundo. Mas me decepcionei com o livro.

No início, pensei que ele fosse contar como foi, choques culturais, problemas com a língua local, lendas urbanas entre outras coisas. Ledo engano. Mas depois de umas páginas, pensei que ele fosse falar do trabalho jornalístico nesse tipo de trabalho. Me animei um pouco mais. Mas novamente me enganei.

No livro, ele conta muito superficial sobre cada país. Ok,ok, não da para falar muito em poucas páginas, mas ele deu uma volta ao mundo e além disso, o livro beira as 500 páginas. Acredito que daria para se aprofundar mais nos assuntos particulares. O cara ficou descrevendo como era difícil mandar o material de imagens para o Brasil pelas precárias Lan-houses encontradas ao longo do percurso.

Comida? Só as que ele passou mal. Cultura? Só as que ele já conhecia. O livro baseia-se em turismo rápido. Se você for visitar tal país um dia e só tiver um dia para ver as coisas, o roteiro do livro dele é certo.

Enfim, o cara teve uma oportunidade de fazer um baita livro. Mas falou apenas do turismo básico e de onde comprar lembranças nas viagens. Infelizmente, um livro decepcionante.

3 comentários:

Rose Dayanne disse...

O Livro, assim com a série, deve ser fraco...
Assisti a uma palestra dele que falava sobre o livro e a viagem que ele fez... foi fraca também...
superficial master...
NO entanto, como uma guia rápido de turismo, desses pra ser ter noção apenas, dá para o gasto...

Daisy disse...

Que pena, Pedro... vc tava tão empolgado no Domingo com este livro...

Mas já que vc tá a fim de ler algo, vou te emprestar um mto bom que tenho aqui, mas não é sobre viagens... são contos. Lya Luft, gosta? :)

Anônimo disse...

Pedrão..vou te levar uns livros p vc se deliciar então...rs

Sabe que o q n falta na casa de teu pai é livro...

E não rejeita a oferta da Daisy..a Lia é soberba...

Te cuida filho...bj


Contador Grátis