segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A censura da mídia 1

É engraçado,mas em pleno ano de 2011, os jornis que sempre falaram que o governo censurava publicações, que a censura era uma afronta para o povo, move um processo contra um blog de sátiras.

A história é a seguinte.

Dois irmãos, Lino e Mário Bocchini, criaram o blog Falha de São Paulo para satirisar a postura do jornal, que durante a campanha presidencial virou palanque eleitoral de José Serra. O site/blog era irreverente, com sátiras às capas, reportagens e colunistas. Sempre com o bom humor na frente.


Após isso, os irmãos foram processados pela Folha – o SEGUNDO maior jornal do Brasil – por “uso indevido da marca”. Além disso, alegaram que o leitor da Folha poderia se confundir ao entrar no site da Falha e entender que aquilo é o jornal.

Ok ,vamos entender?

O site/blog chama-se Falha de São Paulo, com a logomarca realmente semelhante a da Folha,propositalmente. Quando o site era aberto, vinha uma foto de Otávio Frias, vestido de Darth Vader.

Não é possível um leitor da Folha de São Paulo, jornal direcionado para as classes A e B, e com toda a cultura que as classes têm acesso, como um leitor da Folha vai achar que está entrnado no site do Jornal com uma foto dessas?

O blog nunca ganhou dinheiro com isso. E sabemos muito bem que blogueiro qe ganha grana é só o Noblat, fora ele, nenhum vive do blog. Essa atitude da Folha de SP é um atentado a Liberdade de expressão no Brasil.

Mas a Folha deu um tiro no próprio pé ao entrar em processo contra o blog. Inúmeros meios de comunicação,sites e blogs criticaram a postura do jornal, que deveria ter apenas dado as costas para os irmãos que a poeira baixaria. Para ter uma ideia de quem se manifestou contra a ação da Folha contra a Falha: Finalcial Times, Wikileaks, Repórter sem Fronteiras, JP Barlow, Gilberto Gil, José de Abreu entre outros.

É incrível como a Folha de SP não se deu conta da força que a internet poderia ter contra o ato do jornal. Depois da tag no twitter do #folhafacts , quando descaradmente atacou uma das candidatas para a presidencia ano passado, a ombudsman da Folha, Suzana Singer, que reconheceu que a empresa errou em processar um blog.

No artigo intitulado “David e Golias”, Suzana termina confirmando que “o processo é mais prejudicial para a Folhado que para o blog”.

A Folha até noticiou há pouco, porém omitiu que a empresa pede uma grana alta contra os jornalistas. A Folha não completou dizendo que o processo rendia uma multa diária contra um blog humorístico.

É engraçado, pois a Faux News tira um sarro gigante da Fox faz um bom tempo e nunca precisou responder nada na justiça.

Esse é um dos motivos que defendo a não leitura de Veja, Folha, Estado, entre outrosveículos. Quer se informar? Procure veículos sem apoio político.

Nenhum comentário:


Contador Grátis