sexta-feira, 27 de maio de 2011

Polêmicas

A mídia adora criar polêmicas quando não tem o que falar sobre um governo que é contra.

Tivemos no início do ano aquele barulho todo da Lei Rouanet, em que Bethânia foi AUTORIZADA A CAPTAR DE FORMA PARTICULAR ATÉ R$1 MILHÃO para o projeto de 365 vídeos. O que a mídia falou e toooooooooooooooooooooooooodo mundo abraçou é que o Governo Federal iria doar essa grana pra ela fazer seu projeto.

Agora foi o lance da cartilha que a mídia jura que ensinava errado as crianças. Vamos aos fatos.

Um capítulo do livro "Por uma Vida Melhor", da ONG Ação Educativa, uma das mais respeitadas na área, diz que, na variedade linguística popular, pode-se dizer "Os livro ilustrado mais interessante estão emprestado".


Em sua página 15, o texto afirma, conforme revelou o site IG: "Você pode estar se perguntando: 'Mas eu posso falar os livro?'. Claro que pode. Mas fique atento porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico".

Segundo o MEC, o livro está em acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) --normas a serem seguidas por todas as escolas e livros didáticos.

Você,caro leitor desse blog mosqueiro, fala perfeitamente o português? DUVIDO. Todos nós cometemos deslizes, seja por falta de atenção ou pela cultura regional. Eu que morei em vários lugares do Brasil afirmo isso, nem sempre falar da forma diferente da correta de nossa língua está errado. Exemplo
Em um bar de São Paulo, é muito comum ouvir:"-Garçom, dois pastel e um chopps".
Em Minas Gerais - "As muié tão esperado nóis"
No Mato Grosso - "Vish cara, as água hoje estão na maior quentura de bom"

Isso chama-se regionalismo. Aqui em Belo Horizonte não vejo tanto,mas quando morava no interior de Minas, via muita gente falando a forma regional e, na hora do "vamo vê", todos se davam muito bem. Sabe por que?

Porque não devemos impor o que é certo ou errado. O grande erro da mídia em relação a cartilha é que só viram essa frase,e não o conteúdo completo. Apenas falta de informação,jogada pelo PIG e engolida pela maioria de seus leitores. Lamentável.

Ps. Eu ia falar do caso Palocci, mas fiquei cansado demais pra isso. Fica pra mais tarde.

Nenhum comentário:


Contador Grátis