sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Os jornalistas 2.0


Isso é uma coisa que venho percebendo faz um bom tempo, mas resolvi escrever apenas agora sobre o assunto.
Bom,um amigo fotógrafo(Leando Pena) foi a uma manifestação na avenida paulista. A manifestação era contra a construção da Hidrelétrica de Belo Monte. A questão nem é o protesto em sí.

Dei uma busca no Google sobre o assunto e a devida manifestação. E reparem no que eu encontrei.

Yahoo! notícias, TerraMagazine, jornal O Estado de São Paulo, Revista Exame, Globo.com, Uol(o pior conteúdo), Folha de São Paulo... Todos com a mesma matéria, o mesmo título,o mesmo lide...nada mudou na grande mídia.

A grande preocupação dos portais era mostrar que a manifestação complicou o trânsito. Se existiam mulheres, se existia algum motivo pelo ato,ele foi jogado as traças.

Veja o que todas as matérias falam:
“Protesto contra Belo Monte congestiona Av. Paulista”  (Yahoo Notícia) http://br.noticias.yahoo.com/protesto-belo-monte-congestiona-av-paulista-194800313.html


Protesto contra Belo Monte congestiona Av. Paulista” (Porta Exame) http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/protesto-contra-belo-monte-congestiona-av-paulista


“Protesto contra Belo Monte congestiona Av. Paulista” (Portal Ig) http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/protesto+contra+belo+monte+congestiona+av+paulista/n1597167024088.html

“Protesto contra Belo Monte congestiona Av. Paulista” (O Estado de São Paulo) http://www.estadao.com.br/noticias/geral,protesto-contra-belo-monte-congestiona-av-paulista,761430,0.htm


É justamente isso qe eu estou falando. E não é apenas isso. As três matérias iniciam-se com o mesmo lide:

“Aproximadamente 300 pessoas fazem nesta tarde uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, contra a construção da Usina de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará.”

É muito dificil mandar uma pessoa para cobrir uma manifestação como essa?
Sabe o que eu ando vendo? Depois da internet, do Google e tudo mais, o jornalismo ficou um tanto na preguiça. Não querem mais apuração e quanto mais notícias, melhor. Mais com menos qualidade, podemos assim dizer.

Pra piorar, esse pessoal que faz jornalismo Ctrl+C Ctrl+V tá ali,bem, ganhando sua grana,enquanto eu to aqui,me fodendo e tudo mais. É a vida né.

Começo a acreditar no que o editor d eum jornal que eu trabalhava me falou.
“Quem tem ética morre de fome”

E ao que parece, é uma verdade isso. Quem não tem ética está bem,e quem tem ta em BH, se fodendo...

Nenhum comentário:


Contador Grátis