sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A hipocrisia da direita no Brasil

Há muito tempo venho aguentando comentários esdrúxulos de direitistas. Não que seja algo ruim ser de direita, afinal, vivemos em um país quase democrático, e cada um defende o lado que quiser. Mas acredito que eu, e "muitos" que passam por esse blog, já passaram por isso.

Os (as) direitistas chamam o Bolsa Família de Bolsa Esmola, que é para vagabundo e tudo mais, mas acham a Europa um exemplo de como se trata o cidadão. Ora bolas, lá o mendigo tem ajuda do governo, o desempregado tem uma bela ajuda. Quando isso começa aqui, não é certo? E outra, esse tal Bolsa Esmola,como dizem, é quem coloca comida no prato de muita gente. Mas para os direitistas, pobre precisa continuar pobre,e com fome. Eles comem em restaurantes mesmo...

Eu, que sou Pró Uni e nunca teria feito uma faculdade se não fosse  esse programa, já sofri muito preconceito em relação a isso. "É coisa de gente incompetente, que não tem capacidade de entrar em uma boa universidade(ouvi isso de meu pai,até)", dentre outros absurdos. Oras bolas escrotais, dar educação para quem não tem acesso é o que? E por que falam tanto dos EUA(onde o direitista tem como exemplo de mundo) que investem horrores na educação superior? Vamos lembrar que a educação base, primário, ensino fundamental, médio, é de responsabilidade do governo estadual, e infelizmente em SP é a direita quem sempre comandou a educação. E está ai o resultado.

Isso eu falo apenas o começo, mas pego o gancho do Pró Uni. Houveram muitos casos de universitários que mesmo tendo condições, acabaram se beneficiando com o Pró Uni. Benefício esse que foi investigado e cortado, deixando os alunos suspensos de qualquer curso reconhecido pelo Mec por três anos. Até ai, nada mais justo. Mas agora que a coisa ta ficando um pouco mais diferente.

Existe agora o programa Ciência Sem Fronteiras. Mas o que é isso?


Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.


O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.




Este é o programa. Mas agora, esses mesmos direitistas que falam que governo banca pobre, bolsa esmola e dá universidade pra "estudante incompetente", estão tudo inscritos nesse programa. Mas perai. Não era esse o governo que bancava vagabundo? Não é esse mesmo governo que fica dando oportunidade para gente sem competência? Que hipocrisia é esse que, para ajudar pobre o governo é filho da puta, mas para se beneficiar, cai no oba oba?

Já ouvi muita coisa, e em uma mesa de bar em Belo Horizonte, tive que ouvir que "o povo de São Paulo é idiota, ao menos elegeu o Alckmin para salvar o governo".   Mas são esses mesmos que moram em bairros de classe média alta ou classe alta, estudaram sempre em escolas particulares e a realidade da pobreza não passa de um mendigo pedindo trocado no semáforo. 

Vamos abrir os olhos. O Brasil nunca teve uma taxa de desemprego tão baixa, nunca teve como hoje um nível tão baixo de pobreza extrema, nunca teve tantos universitários concluindo o ensino superior. Esse país nunca teve como tem hoje, o respeito lá fora. Os presidentes eleitos antes de Lula passavam vergonha no exterior. Hoje, o Brasil é exemplo. Abre teu olho irmão,o buraco é mais embaixo...

Nenhum comentário:


Contador Grátis