sexta-feira, 27 de julho de 2012

Serra e o medo da democracia

José Serra é hoje, sem menor sombra de dúvida, o que há de pior na política nacional. Censor de jornais, calando jornalistas - Heródoto Barbeiro foi demitido da TV Cultura por perguntar sobre preço dos pedágios - e manipulando a opinião pública, sempre tendo como braço-direito o imprensalão - Veja, Folha, Estadão, Globo.

Agora, com medo de mais mentiras serem desvendadas- como a bolinha de papel que resultou em tomografia no pleito de 2010- o eterno candidato derrotado quer nos censurar. Sim, censurar os blogs que apoiam o governo, ou então que não apoiam o candidato da bolinha de papel.

A alegação é que o governo Federal dá verba para manter esses blogs. Vamos aos fatos.

Lembro-me muito bem da frase de Altamiro Borges, do Barão de Itararé, em Fortaleza quando participamos do WebFor. "Aqui é um bando de maluco, que a única coisa que nos une é a tentativa de democratizar a comunicação, tirando o monopólio da grande mídia tradicional, onde apenas oito famílias coordenam a comunicação de praticamente toda a informação brasileira".

E isso incomoda demais,principalmente o PSDB, que tem todas essas famílias como aliadas para manipular a informação.

O mais estranho é que ele cita estatais, como a Caixa Econômica Federal - como anunciantes dos blogs. Mas a mesma CEF anuncia no blog de Ricardo Noblat(Globo), Reinaldo Azevedo(Veja), Ancelmo Góis(Globo). Isso ele não vai reclamar? A claro, são colunistas que também detestam o governo do PT e blindam Serra. Blindam tanto que demoraram semanas para falar sobre o livro de Amaury Ribeiro Jr, "A Privataria Tucana". Brincaram de vaca amarela, e Góis comeu toda a bosta dela...

O problema é que agora, com a internet e com a militância virtual, a comunicação chega de todos os lados, não apenas do lado do patrão. E o problema é justamente esse.

Serra tenta, de todos os lados, desqualificar os blogueiros e com a ajuda de Azevedo da Veja, sempre fala que nós somos pagos com verba federal. O problema é que eles nunca citaram um único blog, nunca deram nomes para afirmar tal imbecilidade.

Isso é pelo fato de 99% dos blogueiros se bancaram. Passamos aperto, eu por exemplo, não tenho como atualizar sempre o Quarto Poder, justamente porque não sou pago para blogar, blogo pelo gosto e pela militância. Ele se esquece que a grande imprensa é que depende(e muito) de verba federal. E isso estamos batendo muito na atual administração. Pra que, qual motivo, financiar a bandidagem midiática?

Serra cai na infantilidade de nos chamar de Nazistas, esquecendo que o seu partido fez com o caso de Pinheirinho, com a PM atuando com truculência contra professores, estudantes dentro da USP e em manifestações- pelo visto a UNE esqueceu disso,mas é outro caso.

O medo bateu a porta do PSDB. De Serra principalmente, que só divulga que tem 30% de intenções de voto- desde a primeira pesquisa - enquanto seus adversários crescem, porém  nunca cita a rejeição chegando aos 40%.

A blogosfera está amedrontando o Maníaco da Moóca. E esse é apenas o começo do fim de um político regado de preconceito e higienismo.

Nenhum comentário:


Contador Grátis